Segurança na Chuva

Segurança na Chuva

Segurança na Chuva

Quem dirige sabe que chuva e trânsito podem ser uma combinação complicada. Porém, com alguns cuidados, é possível circular por aí em seu carro com muito mais segurança – criando um ambiente mais seguro também para passageiros, outros motoristas e pedestres.

 

Verifique o seu pneu

Pneus carecas e descalibrados aumentam o risco para a aquaplanagem, que acontece quando, ao passar por uma lâmina de água, o motorista perde o controle do carro devido à falta de atrito entre o pneu e o chão. Por isso, é importante que os sulcos ou ranhuras dos pneus não estejam muito rasos.

 

Verifique os freios, sistema de circulação de ar e limpadores

Água na pista torna o ato de frear mais difícil. Assim, é importante manter em dia a manutenção de todo o sistema de freios, que inclui discos, cilindros, etc., e procurar um mecânico a qualquer sinal de que algo está errado, como ruídos ou demora ao frear. O sistema de circulação de ar, por sua vez, contribui para a visibilidade – assim como os limpadores – quando os vidros embaçam.

 

Acenda o farol

Além dos dias de chuva serem mais escuros, a precipitação tende a diminuir a visibilidade, principalmente se for forte. Por isso, não se esqueça de andar com os faróis acesos, mas em luz média, para não cegar os motoristas que circulam ao seu redor.

 

Diminua a velocidade e mantenha distancia!

Se a chuva torna o frear mais difícil, também é necessário não exagerar na velocidade. Não é preciso andar muito devagar, apenas reduzir alguns km/h, evitando dirigir na velocidade máxima permitida na via. O recomendado é que você dirija a uma distância pelo menos uma vez maior do que você dirigiria em um dia seco.

 

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/…/muita-chuva-5-dicas-para…/


#RallyTimao #VaiCorinthians #AceleraTimao #Rally