O RALLY

A HISTÓRIA DO RALLY

Um dos esportes mais antigos do mundo

O Rally, também conhecido como Rali ou Rallye é uma forma de competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas com veículos de produção modificados ou especiais como Pickups, caminhões motos e automóveis convencionais.

Este esporte se distingüe por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos (navegadores) dirigem entre pontos de controle determinados (etapas), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida.

As competições de Rally diferem entre sí e podem ser vencidas por percorrer o trecho no menor tempo possível como o Rally de Velocidade; por percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado como no Rally de Regularidade; ou por completar o número total de voltas antes dos demais competidores.

É Um dos esportes mais antigos do mundo, pois a ser praticado em 1875 por um grupo de amigos e fãs de velocidade. As primeiras disputas aconteceram em duas cidades francesas, Paris e Le Mans. Anos depois, tomou conta também da cidade de Rouen, na França. Na década de 1950, a Sociedade Esportiva e Cultural dos Empregados da Light começou a organizar a corrida aqui no país.

Primeira prova do Mundo


O esporte começou a ser praticado em 1875 por um grupo de amigos e fãs de velocidade. As primeiras disputas aconteceram em duas cidades francesas, Paris e Le Mans. Anos depois, tomou conta também da cidade de Rouen, na França.

Na década de 1950, a Sociedade Esportiva e Cultural dos Empregados da Light começou a organizar a corrida aqui no país.

O Rally de Monte Carlo foi o primeiro rally realizado na região de Mônaco e, por isso, recebeu este nome. Atualmente, ela é uma das principais provas do circuito.

Tipos de Rally

Cross Country

Também conhecido também como "Ralicross" ou "Rallycross", é uma corrida de circuito em terreno misto (terra e asfalto) em que os pilotos partem agrupados em 6 por cada manga, dando 3 voltas à pista vencendo o piloto mais rápido.

Nestes circuitos existe a determinada altura uma pequena variante ao percurso, mais lenta, que cada piloto terá de passar uma vez, ficando a seu cargo quando a efectuar (a chamada Joker lap).

Lembra bastante o rally de velocidade e vence quem chegar mais rápido. Nesta modalidade, os competidores não conhecem o trajeto e também não recebem instruções para isso. Eles passam por pontos específicos até a chegada. Uma das referências mais fortes dessa modalidade, é oRally dos Sertões. . Nesta aqui, os carros são ainda mais pesados e fortes para aguentar a corrida.
 

Rally de Regularidade

Desde a década de 1960 os ralis por etapas têm sido a forma profissional do desporto.

Consistem em competições de velocidade em trechos de estrada fechados ao tráfego.

Variam entre montanhosas estradas de asfalto a trechos em floresta; neve e gelo à areia do deserto, escolhidos para oferecer um desafio à equipa e avaliar o desempenho e fiabilidade do veículo.

A natureza imprevisível das etapas e o fato dos veículos serem semelhantes aos disponíveis no mercado, atraem grande interesse dos espectadores, especialmente na Europa, Ásia e Oceania.

Rali Sprint

Os ralis sprints são bastante mais curtos que os ralis normais, geralmente consistindo até 3 etapas, não excedendo os 10 km. Devido à sua curta distância são bastante mais econômicos e mais atrativos junto dos pilotos amadores.

Outro aspecto importante é que os competidores não conhecem o trajeto que vão percorrer. Um pouco antes do começo da corrida, os competidores recebem um livro com instruções sobre o caminho. Nessa modalidade, as estradas são um pouco menos conservadas e o carro pode sofrer um pouco mais este impacto. A prova é dividida em partes e possui direção média pré estabelecida.

Durante a corrida, os carros passam por postos para medir a navegação média. Com essas informações, a equipe confere o tempo ideal com a passagem pelo local e concede o ponto ao competidor que mais se aproximar do valor estimado pela organização. Quanto mais próximo da pontuação ideal, menos pontos se é atribuído. Vence quem tiver a menor somatória de pontos ao final da prova e andou mais próximo do tempo ideal.
 

Rally de Velocidade

É realizado em estradas fechadas especialmente para a realização dos eventos.

Como o objetivo é vencer por velocidade, as estradas precisar ter boas condições para não atrapalhar no desempenho.

Essa prova é dividida em trechos especiais e previamente conhecidos. Ao final da corrida, os pontos dos dois trechos são somados e vence quem tiver a melhor somatória.

Rali Raide

Outro tipo de rali é o rali de navegação, ou rali-raide, como Rali Dakar.

Uma prova na qual são dados os pontos de partida, chegada e alguns pontos de passagem obrigatórios (waypoints), tendo os pilotos de escolher o melhor trajecto para cumprir a prova.

São disputados em fora de pista, geralmente atravessando campo e deserto.
 

Trial

Muitos dos primeiros ralis eram chamados de trials, e alguns ainda o são.

Apesar do termo ser utilizado atualmente para descrever uma forma de desporto motorizado que consiste em subir um morro íngreme e escorregadio o mais rápido possível.

Atualmente são disputados por veículos todo-terreno modificados.

Rally no Brasil

No Brasil, uma das provas mais conhecidas é o Rally dos Sertões. Em 1991, a prova foi disputada com o nome de Rally São Francisco, no interior de São Paulo. Esta se dedicava exclusivamente às provas com motos. Em 1993, nascia oficialmente o Rally dos Sertões. O percurso da prova ia de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, até Natal, no Rio Grande do Norte. Nessa prova, competiram 34 motociclistas que percorreram 3.500 quilômetros. Desde a primeira edição, se passaram 23 anos e mais de 81 campeões levaram o título para casa. Atualmente, competem cerca de seis categorias, incluindo motos, carros, caminhões de médio porte e UTVs. Outras provas famosas no país são a Copa Peugeot, o Campeonato de Rally de Velocidade, o Rally Pirelli, entre outros.